Panorama Aumentado : laboratório de realidade aumentada da dance-tech.tv @festivalpanorama 2012*
Uma instalação/laboratório que explora a intersecção entre jornalismo online em vídeo e tecnologia de Realidade Aumentada, criando uma experiência de mídia portátil durante o Festival.
O público usa smartphones ou tablets para escanear programas e cartazes do festival, descobrindo camadas de vídeo comtrechos de performances, entrevistas com artistas e outros conteúdos feitos por um equipe de estudantes. O laboratório filma e edita em tempo real o que acontece nosn teatros e outros espaços da programação e tem seu QG no Centro do Festival.
A equipe é composta por Julia Alapenha, Paula Beatriz Dantas, Maria Ricilena Santos, Rita Lins de Mello, Karine de Bacco, Luiz Guilherme Guerrreiro e Bia Paes. Todos os vídeos produzidos estão disponíveis no youtube!
O Panorama Aumentado cria uma paisagem secreta de mídias, que cresce enquanto o festival acontece.
O Panorama Aumentado foi concebido por Marlon Barrios Solano como uma colaboração entre a dance-tech.tv e o Festival Panorama 2012. Agradecemos ao ACCAD – Centro de Computação Avançada para Artes e Design, da Universidade do Estado de Ohio (EUA) e à DanceDigitalUK. O dancetechtvARapp é operado pela Aurasma (UK).
* Marlon Barrios Solano é pesquisador associado da DanceDigitalUK e da ICKAmsterdam/STEIM (Holanda); professor convidado do Mestrado em Práticas Performática e Cultura Visual da Universidad de Alcala (Espanha) e da HZT Berlin (Alemanha).
Como funciona?
(Você precisa estar conectado à internet)
1. Faça o download e instale o app Aurasma Lite na app store e assine o canal Dance-tech.tv (iPhones e iPads) ou o app dancetechtvARapp no Google Market (para aparelhos Android). Ambos são gratuitos.
2. Execute o aplicativo e passe o seu aparelho lentamente por cima das imagens do programa do Festival com o símbolo acima para ver como elas ganham vida com imagens em vídeo. A superfície escaneada deve estar iluminada por inteiro, sem sombras.