Project Description
Um espaço de reflexão sobre a programação do Panorama 2013, o seminário inaugura a parceria entre o Festival Panorama, o Museu de Arte do Rio – MAR e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do Departamento de Arte Corporal. Partindo da questão das remontagens e reencenações de vários formatos e abordagens que atravessam a programação 2013, o seminário reúne artistas e teóricos brasileiros e internacionais para discutir esta prática artística e seu contexto histórico e político. O Panorama 2013 olha para alguns momentos históricos das vanguardas do século 20 e para as possibilidades de pensar o trânsito entre o movimento-corpo e o movimento-social.
A entrada é gratuita, mediante lotação da sala. Haverá distribuição de senha uma hora antes.
Apoio: GREAT, Arts Council England e Queen Mary University of London, British Council Transform, People’s Palace Projects do Brasil e People’s Palace Projects UK, Institut Français.
Mesas:
29 OUT | 11h às 13h
Bojana Cvejic (Sérvia / Bélgica)
A artista oferece uma perspectiva de continuidade estética entre os movimentos cotidianos e a dança, permitindo uma redefinição dos modos de operação ideológicos como “estéticos” e “performativos”.
14h às 17h
Xavier Le Roy (França / Alemanha)
Christophe Wavelet (França / Bélgica)
A partir de “Retrospectiva”, exposição de Xavier Le Roy incluída na programação do Panorama 2013 e realizada no MAR, um criador e um teórico falam sobre formas de documentação, mostrando ao público dois modos diferentes de ver a obra de arte cênica e as possibilidades de documentar.
01 NOV | 11h às 13h
André Lepecki (Brasil / EUA)
Lepecki vai abordar alguns casos recentes de performance art e de dança contemporânea onde se privilegia uma vontade de refazer. Através dessa vontade, arquivo e transformação se unem num mesmo ato, revelando de que modo performances recentes “curtocircuitam” coordenadas temporais e históricas – refazendo assim a própria ideia de “obra” e, por consequência, a própria função de autor.
14h às 17h
Lois Weaver (EUA/Inglaterra)
Olivia Grandville (França)
Sob o cunho da mudança social, muitos movimentos desenvolvem uma vertente performativa. Integrando a programação do Panorama com Le cabaret discrépant, Olivia Grandville fala de sua obra e do que significou o movimento letrista enquanto a estudiosa Lois Weaver trata de ativismo e como a arte pode reinventar a sociedade.
Comentários