Panorama Raft 2021 | Panorama Jangada 2021

O QUE É O PANORAMA RAFT

Durante o mês de abril o Festival Panorama realizou a abertura de chamada pública para seleção de projetos inéditos para compor a segunda flutuação do festival em 2021. Diante dos mares revoltos que envolvem o Brasil, o Panorama Raft é a proposição de um formato inovador de financiamento em que organizações de referência para a criação e circulação de artes performáticas juntam recursos com o objetivo de financiar a criação de obras inéditas de artistas do país.

A chamada pública para a inscrição de projetos recebeu 273 inscrições válidas de artistas de todas as regiões, que foram avaliados pelo comitê de curadoria composto por Nayse López, diretora artística do Festival Panorama; pelo artista visual Rafael RG; e pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Evelin.

A iniciativa Panorama Raft “pode nos ajudar agora a segurar firme e boiar, até sermos lançados em outras costas, outros continentes, nessa completa reorganização da ordem das coisas, na nova posição dos mundos, que acredito, estamos ajudando a construir”, diz Marcelo.

Os recursos obtidos pela parceria foram destinados a 10 projetos de Criação de uma obra inédita na programação Panorama Raft online. Também foi criada uma segunda linha de apoio, chamada Pesquisa & Desenvolvimento onde cada um dos 5 projetos contemplados avança em sua investigação e compartilham seus processos online.

Rafael RG destaca que “apesar de todas as adversidades que estamos vivendo, o Brasil possui uma grande diversidade de artistas. Múltiplas vozes e diferentes entendimentos sobre o fazer artístico contemporâneo” e completa “os trabalhos selecionados trarão ao público diferentes assuntos e visões de mundo, muito pertinentes diante de tudo que estamos vivendo. Evidenciando a potência da arte em gerar ideias e reverberações que podem apontar caminhos quando tudo ao nosso redor parece estar afundando”.

A programação começa dia 07/09, com uma série de conversas online que discutem temas presentes na programação, em parceria com o SESC São Paulo e o SESC Pinheiros. As obras inéditas e pesquisas compartilhadas chegam ao publico a partir do dia 17/09.

NOTÍCIAS

Reafirmando mais uma vez a premissa conceitual do Panorama Raft, onde partes se juntam na construção de um dispositivo de flutuação, o Panorama se junta a Revista Caju.  Considerando a sempre urgente necessidade   ampliar o lugar da crítica e do pensamento crítico a revista......

Depois de, em maio anunciar os projetos selecionados nas duas linhas de apoio para a edição Panorama Raft, nos meses seguintes o festival iniciou uma série de encontros regulares para acompanhamento dos 15 projetos selecionados além de fortalecer vínculos entre artistas e as parcerias internacionais. ......

A chamada pública para a inscrição de projetos da segunda etapa do Festival Panorama 2021 recebeu ao total 273 inscrições válidas de artistas de todas as regiões do país. A curadoria foi realizada por Nayse López, diretora artística do Festival Panorama; pelo artista visual, Rafael......