
26 out workshops panorama 2016: inscrições abertas
VAGAS ESGOTADAS!
Três coréografos, três formas de criação, três encontros: seguindo adiante com seu Programa Educativo, o Panorama oferece ao público, profissionais e estudantes de artes cênicas workshops com alguns dos maiores nomes da dança contemporânea.
Mais uma vez, o Centro de Artes da Maré é o local escolhido para os encontros. As atividades são gratuitas e as inscrições já estão abertas. Para inscrições e e mais informações sobre as oficinas do Panorama 2016 escreva para oficinas@panoramafestival.com ou entre em contato pelo telefone (21) 2210-4007.
SERVIÇO:
VAGAS ESGOTADAS!
João Fiadeiro
INTRODUÇÃO À COMPOSIÇÃO EM TEMPO REAL
03 de novembro
de 10h às 13h
Tornar-se coisa. Tornar-se duração. Tornar-se acontecimento.
Ser ocupado por um corpo. Manter-se ocupado com um corpo.
Desaparecer no óbvio. (Re)aparecer na ausência.
A Composição em Tempo Real é uma ferramenta teórico-prática de improvisação em performance que investiga os processos de reação, decisão e composição que normalmente acionamos na sequência de um encontro (com o) inesperado. Na Composição em Tempo Real, a potência desse encontro – a sua força e alcance – é diretamente proporcional à capacidade que temos em suspender o sentido das nossas trajetórias, na tripla acepção da palavra “sentido”: significado, direção e sensação. Essa suspensão desacelera a certeza e prolonga a brecha do “não-saber”, condição para adiar a resposta e formular, de forma justa e precisa, a pergunta que nos inquieta.
Esta Masterclass irá partilhar, através de exemplos práticos, apresentação de diagramas e vídeos ilustrativos, algumas das premissas e princípios que orientam a prática da Composição em Tempo Real.
Público-Alvo
Estudantes, teóricos e profissionais das artes performativas (dança, teatro, performance…)
Número de participantes
30
******
VAGAS ESGOTADAS!
Cristian Duarte
12 de novembro
de 10h30 às 13h30
O coreógrafo vai trabalhar a qualidade de movimento através da improvisação, tendo como foco modulações de tônus e a percepção sobre os padrões motores relacionados ao repertório que informam a dança de cada participante.
Público-alvo
Profissionais e estudantes de dança
Número de participantes
30 pessoas
******
VAGAS ESGOTADAS!
Federica Folco
14 de novembro
de 14h às 17h
Somos bilhões de células, voz, fluídos, gases, bactérias, tecidos, linguagens, ideias, afetos, instituições, feitos, objetos e mil patamares que buscaremos chegar a estados corporais desde o movimento, que distorcem nossos sistemas perceptivos habituais. O encontro é uma possibilidade. Emancipar o sensível é um ato de desideologização e desubjetivação dos discursos que determinam nossos desejos, outorgando-nos possibilidades para reconfigurar nossa experiência que chamamos de vida. Agora a ação é a atenção, o afeto se esparrama e o idioma é língua.
Sem pré-requisitos
Foto: @CLAP
No Comments