CONVERSAS
PANORAMA COLABORATÓRIO 2025

MAM Rio


SÁBADO • 28/04

14h – Coletivos e Criações: Espaços de Suspensão
Com Tiê, Malcom e Eleonora Fabião

Criar o que ainda não existe. Criar como um processo coletivo possível. Imaginar um espaço suspenso onde a criação acontece.

Uma vez criado, o ato performativo se recria a cada ação? Os fetiches em torno do ato criativo na performance e na dança são infinitos. Como ressignificar a ideia de coletivo de criação em outras bases?

16h – Coreopolíticas na Paisagem
Com André Lepecki, Priscila Rezende e Maikon K

Estar na cidade, pensar a cidade, colocar o corpo no confronto com a cidade.

A busca da arte urbana que interrompe e reconfigura a vida e a paisagem atravessa o tempo e as novas formas de viver o urbano. Em tempos de censura dos corpos, brutalidade policial e discursos urgentes sobre raça e gênero, qual é a paisagem da performance que encara a política dos corpos?


DOMINGO • 29/04

14h – Corpo-Arquivo: A Cidade que Habito
Com Maurício Lima, convidado historiador e Carmem Luz

O corpo, como um arquivo vivo, carrega histórias e memórias que revelam camadas invisíveis das cidades.

Nesta mesa, artistas discutem como resgatam narrativas esquecidas, evidenciando as relações entre memória coletiva, corpo e espaço urbano. Serão abordados processos criativos que transformam experiências individuais e coletivas em dramaturgias performativas que refletem as dinâmicas históricas, sociais e culturais da cidade.

16h – Mobilidades Urbanas, Dramaturgias de Passagem
Com João Paulo Lima (CE), Lennon Medeiros e Nayse López

Como os movimentos cotidianos e os deslocamentos nas cidades inspiram novas coreografias e dramaturgias.

Como o corpo responde às dinâmicas da mobilidade urbana, sejam elas impostas por sistemas de transporte, fluxos de pedestres ou ocupações de espaços públicos. A discussão explora desafios da criação artística que emerge das interações entre corpo, movimento e paisagem urbana.