Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura apresentam
Oficinas

Oficina artística com Dorothée Munyaneza.
Durante a residência do Panorama 2025 – CoLABoratório, as artistas Dorothée Munyaneza (Ruanda, França), Myriam Birara (Ruanda) e Laís Castro (Brasil) compartilharam processos de criação com o Núcleo 2 da Escola Livre de Dança da Maré. Um encontro de trocas, movimento e experimentação, preparando o caminho para as atividades do Ano França-Brasil 2025.

Workshop com Marga Alfeirão & Shaka Lion.
Marga Alfeirão (Portugal/Alemanha) & Shaka Lion (Brasil/Portugal) apresentam sua pesquisa sobre pistas e o seu papel na aproximação dos corpos, no Centro de Artes da Maré.
Neste workshop, Shaka Lion, dj e produtor, partilhará métodos de curadoria de música – da playlist à mix e djset – refletindo o contexto musical e a evolução da cultura de som na concepção de cada formato.
A partir dessa pesquisa musical, a ideia é explorar o que nos convida a dançar sozinho ou acompanhado, perceber o papel do bpm, da ambiência e do olhar sobre a dinâmica da pista.

Workshop com Gustavo Ciríaco
No workshop com Gustavo Ciríaco (Brasil/Portugal), por meio de palavras nomeamos e interpretamos situações e por meio delas o desconhecido torna-se tangível, o inefável torna-se imaginável. O que pode acontecer no encontro entre as palavras, as ações que delas decorrem e o mundo que corre? Como a partir da materialidade das coisas, podemos afetar nossas ações e gerar um manifesto, uma transformação, um discurso? Pode uma palavra ou uma ação sozinha mover um momento, um contexto, guiar uma coletividade?
Através da revisitação e do reenactment de manifestações políticas e de guerras neocoloniais que marcaram as últimas décadas, esta oficina busca explorar como palavras e ações podem traduzir acontecimentos e lançar perspectivas possíveis de sua atualização.