Panoraminha nas Escolas – Inscrições abertas!

O Festival Panorama continua as atividades em 2023 com o lançamento do projeto Panoraminha nas Escolas e seleciona oito projetos para realizar residências artísticas em escolas da rede municipal de ensino da cidade do Rio de Janeiro. O Panoraminha é um convite à criatividade e à inovação e são fortemente incentivados os projetos interdisciplinares, que explorem novas formas de interação entre o corpo, a cultura e o conhecimento. Levando em consideração os 20 anos da Lei Nº 10.639/03 e os 15 anos da  Lei n° 11.645/08, que falam da obrigatoriedade do ensino história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, o Festival Panorama prioriza projetos que proponham a valorização desta herança e a reflexão sobre as narrativas que com ela se articulam no território de cada escola.

O Panoraminha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e vai realizar as atividades em unidades escolares nos bairros do Catumbi, Campo Grande, Laranjeiras, Madureira, Maré, Ramos, Realengo e Sepetiba. Cada um dos 8 (oito) projetos selecionados irá receber um aporte financeiro para desenvolver as atividades em interface com uma das escolas entre os meses de setembro e dezembro. Ao final do ano letivo, cada projeto realizará o total de 2 (duas) apresentações, sendo uma delas na escola sede e outra apresentação em espaço cultural a ser definido posteriormente pelo Festival Panorama. As atividades desenvolvidas em cada unidade serão acompanhadas assim como co-realizadas pela equipe de monitoria, composta por estudantes de graduação do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As inscrições estão abertas a partir de hoje (14/08) e seguem até o dia 29 de agosto de 2023, encerrando-se às 23:59 (horário de Brasília). Mais informações e inscrições podem ser realizadas aqui.

Eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail panoraminha@panoramafestival.com.

Este projeto é contemplado pelo FOCA – Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.