Ministério da Cultura e Petrobras apresentam

Loading...

Moving Landscapes | Quarto

Leandro Zappala & Anna af Sillén de Mesquita (Estocolmo, Suécia)

Depois de dez anos de pesquisa com a corda preta de um quilômetro, o QUARTO segue explorando a relação entre corpos e materiais em sua nova obra Moving Landscapes, parte da série CUBE. O trabalho se apresenta como instalação performativa, site-specific e série de vídeos, onde território, ecologia, localidade e porosidade entre o público e o privado são investigados por meio da interação entre corpos, plástico e um cubo metálico de 3x3m

O cubo, simples em sua forma construtivista, é ao mesmo tempo estrutura concreta e vazio imaterial. Sua presença em cena gera coreografias coletivas e associações visuais e simbólicas que dialogam tanto com o construtivismo russo quanto com a estética e ética de Hélio Oiticica e do Neoconcretismo brasileiro. Inspirados pela visão de Ferreira Gullar, o QUARTO entende o cubo como um topos habitável, ativado pela relação com o corpo e pelo envolvimento do público.

Mais do que monumentalidade, importa o vazio do cubo, que se torna convite para habitar, mover e transformar o espaço — uma arquitetura transitória, comunitária e em constante reinvenção, próxima à lógica das favelas

Serviço

16 NOV

Classificação indicativa: Livre
Gratuito

SOBRE O ARTISTA

Com base em Estocolmo e raízes no Brasil, Leandro Zappala & Anna af Sillén de Mesquita colaboram com artistas, pesquisadores, acadêmicos e instituições dedicadas à pesquisa e ao desenvolvimento no campo da arte. Esse diálogo permanente entre dois países distintos obriga o QUARTO a lidar com diferentes condições de trabalho, políticas, economias, culturas e infraestruturas, colocando-os em constante desafio e impermanência, em um estilo de vida transitório e nômade.

Eles desenvolvem pesquisas de longo prazo em arte interdisciplinar, profundamente enraizadas na interação entre teoria e prática. Voltados principalmente para questões filosóficas sobre as relações de poder entre corpo e objeto, explorando os limites do corpo, buscam gerar pensamento e subjetividade por meio de experiências radicais, visuais e físicas. Diante das complexidades do mundo atual, atuam em escala global, em busca de novas formas de promover mudanças necessárias para a construção de um futuro mais sustentável por meio de intervenções artísticas.

O QUARTO recebeu em 2018 o prêmio Birgit-Cullberg stipendium. Suas obras já foram apresentadas internacionalmente em museus, teatros, festivais e galerias ao redor do mundo, como nos Países Baixos, Rússia, Suécia, Alemanha, Líbano, Brasil, Dinamarca, Portugal, Áustria, Reino Unido, Sérvia, Uruguai, Estônia, Chile, Polônia, Estados Unidos, Egito, Suíça e Romênia, circulando por instituições de prestígio e importantes contextos artísticos contemporâneos. 

FICHA TÉCNICA

Coreografia, conceito e performance: Anna af Sillén de Mesquita & Leandro Zappala

Consultoria artística: Igor Dobričić

Desenho de luz e coordenação técnica: Tobias Hallgren (Lumination of Sweden)

Consultoria de som: Tim Palmer

Cinematografia: Claudio von Planta, Thomas Rickenmann, Gregori Bastos, Mary Isaac, Osama Elgendy, Johan Samuelsson, Anton Abrahamsson & Maria Berg (Septemberfilm)

Edição e pós-produção: Leandro Zappala, Henrik Norberg (Septemberfilm) & Gregori Bastos

Coprodução: Weld & Dansens Hus (Suécia)

Colaborações: MDT (Suécia), Breaking Walls Festival Cairo (Egito), ZONA & Festival (Romênia), Bienal Art Safiental (Suíça) & Art Stations Foundation / Museu Susch (Suíça)

Apoio: Conselho Sueco de Artes (Swedish Arts Council)

Duração: 3 horas

Classificação indicativa: