CADA MOMENTO CONTA
A edição 2022 celebra os últimos 30 anos do Festival Panorama com uma edição potente depois de dois anos em formato online. O Panorama revisita sua própria história na cidade e evidencia temáticas e práticas das danças de ontem, de hoje e de amanhã. A edição de 30 anos se estrutura em torno do corpo como matéria prima da dança e do lugar de identidade, encorajando discussões que o consideram como uma arena de interseção entre igualdade, liberdade e democracia. O eixo curatorial desta edição emergencial e de volta ao espaço urbano depois de 2 anos de edições pandêmicas online é a história que nossos corpos contam. Que história da dança construímos e que histórias do Rio e do Brasil ainda precisam ganhar sua própria narrativa dentro da dança?
Corpos e coreografias negras, indígenas, femininas, LGBTQIAP+ e PCDs, que em 1992 ainda quase não habitavam a dança contemporânea, ganharam literalmente corpo. Em 2022, recuperam sua voz política e em 2023 começam uma retomada de suas vozes artísticas plenas.
As ações se dividirão entre Performances & Programação em Teatros que celebram os 30 anos de história do Festival Panorama, (re)colocando em cena alguns dos mais emblemáticos espetáculos das últimas 3 décadas, trazendo de volta ao Rio de Janeiro grandes sucessos. Ações & Intervenções Urbanas que retomam a presença do corpo artístico na rua e no cotidiano; e Mesas & Discussões Abertas realizadas em conjunto entre artistas, sociedade civil, academia e público.
NOTÍCIAS
Saiba tudo sobre a edição de 30 Anos do Panorama Festival
Íntegras do seminário ‘História de corpos, corpos na história’ estão disponíveis no youtube
Marcelo Evelin, Juão Nyn, Keyna Eleison e Camilla Rocha Campos participaram do seminário no
Retorno do Panoraminha
Uma das grandes alegrias desta edição do Panorama foi o retorno do Panoraminha ao festival.
Parceria leva programação gratuita do Panorama a pilotis do MAM no domingo
A atriz Fernanda Silva interpreta texto de Eduardo Viveiros de Castro em 'Involuntários da
Seminário ‘História de corpos, corpos na história’ tem mais conversas neste fim de semana
Primeiro dia do seminário. Mais três conversas completam a programação. Foto: coletivo CLAP
Programação
Acompanhe a programação para não perder nenhum evento!