Ministério da Cultura e Petrobras apresentam

Loading...

[Superstrat[

Compagnie par Terre / Anne Nguyen (França / Costa do Marfim)

O solo que investiga os vínculos entre as raízes ancestrais da dança e da música e os legados da diáspora afro-americana. A partir do corpo de um bailarino da Costa do Marfim, urbano e tradicional, a obra atravessa memórias corporais, rituais e trajetórias migratórias, evocando o poder simbólico do movimento como meio de resistência e reinvenção. A peça propõe uma reflexão sobre como as tradições habitam os corpos, se transformam e circulam em um mundo marcado por deslocamentos, tensões culturais e reinvenções constantes.

Criado pela companhia par Terre, o solo tem coreografia de Anne Nguyen e é interpretado por Willy Kazzama, dançarino com forte trajetória nas danças urbanas e tradicionais africanas. Integrante da companhia desde 2019, Willy já participou de obras como Matière(s) première(s) e Behind the Line. Em [Superstrat[, ele dá corpo a uma dança que cruza tempos, territórios e memórias, construindo pontes entre ancestralidade e contemporaneidade.

Serviço

08  NOV | 19h30 (sábado)
09 NOV | 18h30 (domingo)

Classificação indicativa: 10 anos

SOBRE O ARTISTA

Anne Nguyen é dançarina, coreógrafa, autora e diretora francesa, fundadora da Compagnie par Terre (2005). Criou mais de vinte espetáculos, incluindo Racine Carrée, Yonder Woman, Underdogs, Héraclès sur la tête e Matière(s) première(s). Combina danças urbanas (break, hip-hop) com reflexão sobre coletividade, diversidade, apropriação cultural e multiculturalismo. Desenvolve projetos educativos e interativos, como Danse des guerriers de la ville, SKILLZ e TOURNER, e curtas-metragens premiados (Épicentre, 2022; Underdog City, 2024). Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras (2015) e vencedora do Prêmio SACD Nouveau Talent de Coreografia (2013).

Mark-Wilfried Kouadio, conhecido como “Willy Kazzama”, é dançarino e intérprete da Costa do Marfim. Descobriu a dança aos 8 anos, participando do programa Wozo Vacances, vencendo no ano seguinte. Fundou a companhia Real Boy’s, ministrando formações em danças tradicionais africanas. Em 2016 participou do programa L’Afrique a un incroyable talent; em 2017, venceu o Babi Dance Battle. Criou Ghetto (2021) e integrou Matière(s) première(s) (2023). Em 2024, participa de Behind the Line, produção de Anne Nguyen para as Olimpíadas Culturais de Paris.

FICHA TÉCNICA

Coreografia: Anne Nguyen

Interpretação: Mark-Wilfried Kouadio, conhecido como «Willy Kazzama»

Música original: Pierre Demange e Grégoire Letouvet

Figurino: Ludivine Maillard

Criação de luz: Nicolas Flamant

Duração: 50 min

Classificação indicativa: 10 anos