Ministério da Cultura e Petrobras apresentam
Vapor: Ocupação Infiltrável
Original Bomber Crew (Piauí, Brasil)
A criação mais recente do coletivo Original Bomber Crew marca um ponto de virada em um ciclo iniciado com tReta (2018), uma “invasão performativa”, seguido por Suspeit∞ (2020), obra criada para o ambiente digital.
VAPOR é um processo efêmero e em constante transformação, que atravessa diversas linguagens de criação: dança, poesia, graffiti, streetstyle, vídeo, breaking, música, capoeira e referências da cultura popular brasileira. Sua forma lembra uma ladainha, um canto, uma reza – um ritual que anuncia a chegada de novos ciclos.
Em 2021, VAPOR foi apresentado como uma série de cinco vídeos. Em 2024, estreia nos palcos com sua primeira temporada presencial no Brasil.
“Nossa vulnerabilidade foi esgarçada pelo medo generalizado, pela omissão e sabotagem do poder público. É uma emergência atualizar e aprofundar esses assuntos que intervimos artisticamente desde o início do Bomber. Queremos evaporar pra mudar de uma forma para outra, como dança que se modifica, se reinventa e se lança, como um rio que segue apesar de tudo, que não cessa. A dança é nosso campo de questionamento e de valorização do próprio lugar–um lugar onde não é comum ver arte nem viver de arte, mas foi através dele que descobrimos que é possível dançar e se relacionar de outras maneiras”– conta Allexandre, diretor do Bomber Crew e responsável pela concepção da trilogia.
SOBRE O ARTISTA
Original Bomber Crew é uma organização de práticas, pesquisas e produções da cultura hip hop iniciada em 2005, referência no Nordeste do Brasil por seu trabalho de formação e criação em danças de rua, performances, batalhas, intervenções urbanas. Tem três frentes de trabalho, uma voltada à Formação, outra relativa a Batalhas e outros encontros, e a de Criação em arte contemporânea. Por muitos anos foi grupo residente do Galpão do Dirceu e Casa de Hip Hop do Piauí, e desde 2017 está residente do CAMPO Arte Contemporânea/REVOADA casa de produção, onde atua como zona de cruzamento entre artistas, linguagens e pesquisas contemporâneas.
FICHA TÉCNICA
Concepção e direção: Allexandre Bomber
Criação e performance: Allexandre Bomber, César Costa, Javé Montuchô, Malcom Jefferson, Maurício Pokémon, Phillip Marinho e Vini Nex
Assistência coreográfica: César Costa
Criação musical: Allexandre Bomber, César Costa e Javé Montuchô
Criação de luz: Allexandre Bomber
Grafismos: Malcom Jefferson
Técnica: Javé Montuchô e Phillip Marinho
Assistência: Cleice Nogueira e Vini Silva
Fotografia, vídeo e projeções: Maurício Pokémon
Direção de produção: Regina Veloso
Assistência administrativa: Humilde Alves
Difusão: Revoada|CAMPO + Corpo Rastreado
Realização: Original Bomber Crew + Revoada|CAMPO
Duração: 60 min
Classificação indicativa: 14 anos