Ministério da Cultura e Petrobras apresentam
Save the Last Dance for Me
Alessandro Sciarroni (Itália)
Save the last dance for me é um trabalho centrado na Polka Chinata, uma dança tradicional de cortejo originária de Bolonha, datada do início do século XX e originalmente executada apenas por homens. De grande exigência física e com elementos quase acrobáticos, a dança envolve giros em dupla, com os corpos entrelaçados e inclinados até próximo ao chão.
O projeto foi concebido por Alessandro Sciarroni, em colaboração com os dançarinos Gianmaria Borzillo e Giovanfrancesco Giannini, e com o mestre de dança Giancarlo Stagni, figura fundamental na redescoberta da Polka Chinata a partir de registros em vídeo da década de 1960. Em 2018, quando Sciarroni conheceu a dança, ela era praticada por apenas cinco pessoas na Itália. Desde então, além da performance, o projeto inclui oficinas com o objetivo de reativar e difundir esse patrimônio imaterial ameaçado de desaparecimento.
SOBRE O ARTISTA
Alessandro Sciarroni é artista italiano, atua nas artes performativas com formação em artes visuais e pesquisa teatral. Seu trabalho, que combina rigor conceitual duchampiano, práticas de dança e elementos de circo e esportes, explora obsessões, fragilidades e relações empáticas entre intérpretes e público. Recebeu o Leão de Ouro à Carreira em Dança (2019). Apresentou trabalhos em festivais e instituições como Biennale de la Danse de Lyon, Centre Pompidou (Paris), Walker Art Center (Minneapolis), Biennale di Venezia e Museo MAXXI (Roma). É artista associado do MARCHE TEATRO e trabalha com coproduções nacionais e internacionais.
Gianmaria Borzillo nasceu em Sorrento, Itália, em 1995. Dançarino, performer e diretor, formou-se na Civica Scuola di Teatro Paolo Grassi em Milão e participou de cursos com Ariella Vidach, Biagio Caravano, Enzo Cosimi e outros. Graduado em Letras Modernas, aprofundou-se em cinema e literatura. Trabalhou com Dana Yahalomi (2018), Giovanni Ortoleva (2019) e foi intérprete em obras de Alessandro Sciarroni e Antonio Ianniello. Seu primeiro trabalho autoral, under the influence (2020), recebeu menção especial da Biennale di Venezia e do Prêmio Leo De Berardinis / Teatro di Napoli.
Giovanfrancesco Giannini é dançarino e coreógrafo italiano, formado na Civica Scuola di Teatro Paolo Grassi, Milão. Colabora com Alessandro Sciarroni, Francesca Foscarini, Cie Eco Emilio Calcagno e Fabbrica Europa. É artista associado do Körper – Centro di Produzione della Danza e da Aiep – Ariella Vidach. Dançou para Sang Jijia, Dimitris Papaioannou, Stefano Poda, Mathilde Rosier, Dominique Dupuy e Ismael Ivo. Seu trabalho já foi apresentado em festivais internacionais, incluindo Santarcangelo Festival, Fabbrica Europa e CCDC Festival Hong Kong. O projeto Memories foi vencedor do edital Crossing The Sea 2019.
FICHA TÉCNICA
Criação: Alessandro Sciarroni
Com: Gianmaria Borzillo e Giovanfrancesco Giannini
Colaboração artística: Giancarlo Stagni
Música: Aurora Bauzà e Pere Jou
Figurino: Ettore Lombardi
Direção técnica: Valeria Foti
Técnico de turnê: Cosimo Maggini
Curadoria, promoção, consultoria: Lisa Gilardino
Administração e produção executiva: Chiara Fava
Comunicação: Pierpaolo Ferlaino
Produção: corpoceleste_C.C.00#, MARCHE TEATRO
Coprodução: Santarcangelo Festival, B.Motion, Festival Danza Urbana
Alessandro Sciarroni é artista associado do MARCHE TEATRO e do CENTQUATRE-PARIS.
Duração: 20 min
Classificação indicativa: Livre