Festival Panorama encerra 2023 com apresentações do Panoraminha na Arena Carioca Chacrinha

Depois de ter lotado no último dia 30 a Arena Dicró na Penha, o encerramento do Festival Panorama este dia 12 de dezembro promete uma tarde emocionante na Arena Carioca Chacrinha, com os quatro últimos projetos das residências artísticas do Panoraminha nas Escolas 2023. A partir das 14h, o público assiste aos trabalhos desenvolvidos com estudantes de quatro unidades da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro e artistas selecionados pelo Panorama através de chamada pública:

Ações Performativas para (Des)formar o Tempo, de Carol Cony e Virna Bemvenuto com os estudantes da Escola Municipal Senador Corrêa (Laranjeiras), propõe uma reflexão sobre como a experiência artística remodela nossa relação o com o tempo, buscando reimaginar espaços e gestos no contexto escolar.

ka’á-t-übi: Um Rio que Dança, de Diogo Nascimento, com os estudantes da Escola Municipal Estados Unidos (Catumbi), mergulha na cultura do Rio Catumbi, preservando tradições como carnavais, samba e danças de origem africana e indígena. Um convite para tecer encontros entre a comunidade escolar e suas histórias territoriais.

DEBANDADA – VOLTA PRA BASE, do DeBonde, com os estudantes da Escola Municipal Venezuela (Campo Grande), é um projeto que busca criar uma “debandada” a partir do diálogo com os alunos, explorando a criação e o movimento através de ferramentas de dança e vivências coletivas.

Aqueles Pique, de Raquel Alexandre, Thaina Iná e Mayara Assis, com os estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PEJA da Escola Municipal Padre Manuel da Nóbrega (Ramos), tem como objetivo resgatar práticas de dança e valorizar as memórias corporais, incentivando as manifestações artísticas populares da comunidade.

Estudantes, professores e equipes gestoras destas escolas se reunirão em Pedra de Guaratiba para encerrar as atividades do festival em 2023. Este evento, resultado do compromisso do Panorama em promover a arte e a expressão cultural na educação é um projeto com patrocínio do FOCA – Programa de Fomento à Cultura Carioca, da Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura do Rio de Janeiro e realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.