Corpo-Cópia: Library of Performing Rights é uma colaboração entre a Videoteca Panorama (Brasil) e a Live Art Develoment Agency – LADA (UK), produzida e curada por Eduardo Bonito e Paula Gorini (Brasil) e Andrew Mitchelson (UK). O acervo da Library ficará disponível ao público a partir de hoje e até 18 de novembro, data de encerramento do festival, na Sala de Convivência do CCBB, de 9h às 21h.

Library of Performing Rights foi criada pela LADA em 2006, em colaboração com a artista Lois Weaver e a Queen Mary University of London, no Reino Unido, como parte do projeto Performance Studies International 12: Performing Rights.

Corpo-Cópia é realizado com apoio do programa British Council Transform e inclui uma mostra de filmes com trabalhos relacionados à temática de direitos humanos e quatro mesas-redondas. Confira a programação:

Hoje | 17h – Première Brasil de Corpo santo (destaque). Reapresentação 18 nov, às 19h.

Corpo santo | Maurício Dias & Walter Riediweg. Brasil, 2011, 40min.

Convidados pela Coleção Prinzhorn, do Instituto de Psiquiatria da Universidade de Heidelberg, Alemanha, para desenvolver uma nova obra, Dias & Riedweg realizaram um projeto participativo com 50 pacientes do IPUB – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O projeto teve duas abordagens: uma terapêutica, constituída de uma série de 60 “encontros sensoriais” com os pacientes do IPUB, realizada ao longo de 2011, no interior do Teatro Qorpo Santo, prédio construído no século XIX dentro do próprio instituto e que, por sua vez possibilitou a segunda abordagem, de representação artística: o resultado plástico destas vivências, a video-instalação que será integrada à Coleção Prinzhorn.

Corpo santo contribui para a reflexão sobre as relações históricas entre arte, política e psiquiatria; uma experiência dividida entre artistas, médicos e pacientes.

Mesa redonda: Desabilidades em xeque | 18h

 Hoje | 19h – Corpo diverso. Reapresentação 18 nov, às 17h.

Fat (Pete Edwards)/ Reino Unido, 2009, 4 minutos; Undress Redress (Noëmi Lakmaier)/ Reino Unido, 2011, 6 minutos; Spitting Mad (Bobby Baker)/ Reino Unido,  1997, 10 minutos; No Retreat, No Surrender (Mat Fraser)/ Reino Unido, 2011, 6 minutos; Magno Pirol (Graco Alves)/ Brasil, 2004, 20 minutos.

Sinopses:

Spitting mad | Bobby Baker/ Reino Unido, 1997, 10 minutos

Um filme curto, ao mesmo tempo engraçado e zangado, sobre as injustiças enlouquecedoras impostas por “normas” deste mundo. Feito em colaboração com a diretora de cinema Margaret Williams.

 

No retreat, no surrender | Mat Fraser / Reino Unido, 2011, 6 minutos.impostas por “normas” deste mundo. Feito em colaboração com a diretora de cinema Margaret Williams.

Trabalho desenvolvido especialmente para o Seminário Throwing your body into the fight (Jogando seu corpo na luta), Londres 2011. O video é um manifesto pela arte como transformadora de pontos-de-vista.
.
.
Magno Pirol | Graco Alves/ Brasil, 2004, 20 minutos.
.

Como se comporta fisicamente um corpo diagnosticado insano? Não se limitando ao preceito do entendimento pelo racional, o artista (abaixo) toma base o empirismo sensorial para a transmutação e/ou releitura do mundo externo, em que a forma se vale de todo e qualquer meio para comunicar, mesmo negando essa intenção.

 

 

 

.

Undress/ Redress | Noëmi Lakmaier/ Reino Unido, 2011, 6 minutos.

Uma obra ao vivo e duracional, que tem por objetivo provocar, abordar e explorar as ambigüidades da interação íntima inter-humana entre a fêmea deficiente e o não-deficiente macho.

Spitting mad | Bobby Baker/ Reino Unido, 1997, 10 minutos

Um filme curto, ao mesmo tempo engraçado e zangado, sobre as injustiças enlouquecedoras impostas por “normas” deste mundo. Feito em colaboração com a diretora de cinema Margaret Williams.

Programação completa

 14 de novembro | 17h – Corpo-manifesto

Acts of Memory (Monica Ross), Reino Unido, 2009, 120min.

Mesa redonda: The Long Table – Declaração dos Direitos Humanos | 18H

Com base na performance The Long Table, de Lois Weaver (EUA/Reino Unido).

 15 de novembro | 17h e 19h – Corpo-identidade. Reapresentação 17 de nov, às 19h.

Why I Make Live Art (George Chakravarthi), Reino Unido, 2008, 1min; Oh, Jerusalem! (Oreet Ashery), Reino Unido, 2005, 5mim; Nº 14 (La Ribot), Espanha, 1997, 7min; Carne (Micheline Torres), Brasil, 2008, 5minutos; In-Organic (Marcela Levi), Brasil, 2007, 30min.

Mesa redonda: Diversidade sexual, identidade e performance | 18h

 16 de novembro | 17h e 19h – Corpo-ativismo. Reapresentação 17 de nov, às 17h.

Dismantling Indra (Asamblea Contra la Guerra Permanente), Espanha, 2005, 15 min; Load of Rubish (Vacuum Cleaner), Reino Unido, 2008, 8min; Soya Sauce and Ketchup Fight (Mad For Real), Reino Unido, 2000, 5min; Yomango Tango (Yomango), Argentina, 6min; Não Alimente os animais (Ricardo Marinelli), Brasil, 2011, 5min; Knitting Iron/ excerpts (Poshya Kakl), Reino Unido, 2012, 10min.

Mesa redonda: Artevismos hoje | 18h