Oficinas

Oficina Uma mãe, dois pais, três avós, quatro irmãos, com Paloma Calle (Espanha)

8 e 9 nov
15h às 17h30
A partir das 16h a oficina transforma-se numa ação/performance para o público assistir.
Escola de Artes Visuais do Parque Lage – Oca

Inscrições até 1 dia antes de cada oficina. Clique aqui.

30 vagas (para famílias, crianças a partir dos 7 anos)

A inscrição também poderá ser feita no dia e no local, caso haja vaga disponível.
Mais informações pelo telefone (021) 2221-2407 ou pelo e-mail oficinas@panoramafestival.com

Num momento em que tanto se discutem os modelos familiares possíveis, a artista Paloma Calle convida os cariocas a participar dessa oficina interoperacional sobre diversidade familiar. Aqui as famílias são o próprio material de trabalho: as experiências de cada uma serão usadas na elaboração de uma performance irônica e bem-humorada. Essa atividade integra o Panoraminha.

 

Paloma Calle nasceu em Madri, onde estudou comunicação audiovisual, dança e teatro, estes dois últimos desenvolvidos também em Berlim e Roma. Seus trabalhos como artista, voltados para a performance e as artes visuais, já foram apresentados em museus, residências, supermercados e espaços públicos da Europa e da Ásia.

 

* Projeto apresentado em parceria com Mercat de les Flors.

A oficina também acontece na programação do Panorama na Maré.

Anne Teresa De Keersmaeker (Bélgica)
6 nov
13h30 às 16h
Centro de Artes da Maré
30 vagas

12 vagas

Devido à grande procura, as inscrições foram encerradas. Em breve será divulgada a lista dos selecionados.

A partir de uma análise de uma de suas peças mais famosas, Drumming, Anne Teresa De Keersmaeker fará uma explanação sobre suas partituras, focos e metodologias de trabalho. Na sequência desta apresentação, um dos bailarinos do espetáculo prepara um workshop onde serão praticadas as metodologias de trabalho da coreógrafa.

Workshop ministrado em inglês.

David Mambouch  (França)

5 nov
10h às 17h

Centro de Artes da Maré

12 vagas

Inscrições encerradas!

O workshop focará sobre a transformação do corpo. Como ator e diretor, David trabalha com freqüência com máscaras. A sua ideia para este workshop é de trabalhar no silenciamento da cara para deixar falar o corpo. O workshop incluirá também aquecimento, exercícios e jogos e de ritmo com o intuito de colocar o corpo em alerta.

Workshop ministrado em inglês. Dirigido a profissionais e estudantes de dança e teatro. Haverá uma seleção feita pelo próprio artista. 

David Mambouch é ator, escritor e diretor de teatro. Desde 2010, integra a trupe permanente do Théâtre National Populaire de Villeurbanne, onde dirigiu diversas peças. Passou a integrar a Compagnie Maguy Marin em 2012 e, em 2013, começou a desenvolver o projeto de Singspiele, que apresenta com Benjamin Lebreton e Maguy Marin no Panorama deste ano.

Interessados com domínio da língua inglesa, favor encaminhar a inscrição já traduzida.

A pista e o abraço :: workshop para aprender a dançar tango

Compañía de Danza Periférico
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
08 nov | 17h – 20h
09 nov | 19h – 20h30

Não é necessária inscrição prévia.

Nesta oficina serão abordados aspectos básicos do tango, apoiados em suas questões sociais, como a milonga, e em suas lógicas de circulação na pista, a fim de desenvolver estratégias de organização coletiva. A improvisação servirá como metodologia de trabalho, para entender o aspecto social e coletivo desta dança. Um dos objetivos do workshop é partilhar ferramentas que permitam ao participante rapidamente começar a dançar no espaço social do tango, a milonga. Convidamos todos a desfrutar do tango, uma dança concebida em colaboração, para nos conhecermos,  agradecendo a ajuda dos outros.

Um abraço :: workshop para experientes em tango e bailarinos de dança contemporânea

Compañía de Danza Periférico

Escola de Artes Visuais do Parque Lage

09 nov | 19h – 20h30 

Não é necessária inscrição prévia.

Desenvolvendo a sensibilidade corporal e a percepção do nosso corpo e companheiro de dança, este workshop busca, através de duetos, oferecer e habitar o abraço. A construção do abraço milongueiro será feita através da percepção, da atenção e da presença, reconhecendo os sentidos, esqueleto, força muscular, peso, contato, eixo, espirais, papéis e gênero.

Para mais informações sobre as oficinas do Panorama 2014 escreva para oficinas@panoramafestival.com ou através do telefone (21) 2210-4007.

Foto: Oficina Uma mãe, dois pais, três avós, quatro irmãos, com Paloma Calle © Andrea Ayala