Panorama Pensamento
Colisões criativas entre a física e a dança 02 nov Teatro Municipal Carlos Gomes 20h15
Em parceira com a swissnex Brazil, o coreógrafo Gilles Jobin e o físico e pesquisador brasileiro Cláudio Lenz Cesar conversam com o público sobre arte e ciência após a apresentação do espetáculo Quantum. Em 2012, Jobin passou uma temporada na Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN), maior laboratório de física de partículas do mundo, na Suíça, onde Quantum foi desenvolvido. Cláudio é professor de física na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da colaboração ALPHA na CERN. A proposta é pensar como colaborações transdisciplinares como essa ajudam a criar novas conexões e a estimular processos revolucionários.
Conversas no Municipal
Além de ser palco do espetáculo de abertura do Panorama 2014, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro abre espaço para conversas públicas e gratuitas com artistas da programação. David Mambouch e Mat Voorter falam sobre sua experiência como criadores das peças que trouxeram para o festival, respectivamente, Singspiele e Danse étoffée sur musique déguisée.
David Mambouch | França 08 nov 12h30
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Teatro Anexo
Mat Voorter | Bélgica 12 nov 12h30
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Teatro Anexo
Lab Uni – Laboratório Universitário Oi Futuro Flamengo 11 e 12 nov 10h às 18h
Pelo segundo ano consecutivo, o Festival Panorama realiza o projeto Panorama nas Universidades. Nos dias 11 e 12 de novembro, o Oi Futuro recebe, como parte desse projeto, o Lab Uni – Laboratório Universitário, uma parceria entre o Panorama e o Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de um encontro de pesquisadores atuantes nas universidades brasileiras cujo foco de estudo são o corpo e a performance. Um espaço de experimentação livre, com apresentação de trabalhos em diversos formatos escolhidos por convocatória.
Seminário Práticas e Ferramentas no Ensino da Dança Biblioteca Parque Estadual – Auditório Darcy Ribeiro 13 e 14 nov 17h às 20h 15 nov 10h às 18h Inscrições abertas até 11/11. Clique aqui. 90 vagas
Através de uma abordagem teórico-prática, o seminário Práticas e Ferramentas no Ensino da Dança pretende refletir sobre várias metodologias e ferramentas utilizadas para incentivar o ensino da dança nos circuitos formais e informais de educação. Serão apresentadas três perspectivas distintas do que pode ser aplicado no ensino e formação de dança e artes do corpo.
Dividido em quatro sessões, onde em cada uma delas será apresentada uma ferramenta ou metodologia que será posta em prática junto aos participantes, na última sessão será aberta uma discussão entre todos os participantes com o intuito de debater adaptações e melhorias destas mesmas ferramentas aos diferentes contextos do ambiente educativo no Brasil.
Nesta sessão, os participantes que estiveram presentes em todas as sessões poderão, mediante inscrição, apresentar outras práticas e ferramentas em desenvolvimento.
Voltado para professores de dança do ensino formal e informal, alunos de cursos de licenciatura de educação e artes, agentes culturais, artistas e interessados em geral.
* Projeto apresentado em parceria com Mercat de les Flors. Programação: 13 nov (17h às 20h) Judit Bombardó Oriol – Maleta Pedagógia Dan Dan Dansa Teatro Mercat de les Flors.(Barcelona) 14 nov (17h às 20h) Andrea Chiesorin – Acessibilidade Cultural em Dança Faculdade e Escola de Dança Angel Vianna 15 nov (10h às 13h) Silvia Soter – Exercício M Escola Livre de Dança da Maré (13h às 15h) Almoço (15h às 18h) Apresentação da relatoria do seminário, análise crítica sobre as ferramentas apresentadas, compartilhamento de metodologias no ensino dança, encerramento. Informações pelo e-mail seminarios@panoramafestival.com ou pelo telefone (21) 2221-2407 (Departamento Educativo).
Laboratório de Crítica
Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica 27 a 29 out e 07 e 14 nov 14h às 17h
Também pelo segundo ano consecutivo, o Festival Panorama realiza, em parceria com o Departamento de Arte Corporal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Laboratório de Crítica. A atividade consiste numa reflexão sobre as obras apresentadas nesta edição do festival com a finalidade de se produzir uma análise crítica sobre elas. As resenhas serão publicadas posteriormente aqui no site do festival.
Os participantes, selecionados previamente, passam por uma preparação em que se discutem os temas: Produção crítica em dança: teorias e práticas; Dramaturgias do corpo: performatividade e contemporaneidade; e Festival Panorama: curadoria e apreciação coreográfica. A coordenação do Laboratório de Crítica 2014 é da professora Lígia Tourinho.