O Programa Educativo do Festival Panorama promove a experimentação artística e a reflexão crítica entre os mais diferentes públicos, oriundos de parcerias com instituições educativas e culturais em várias comunidades, escolas e universidades do município e estado do Rio de Janeiro. Desde 2008, já foram mais de 8 mil ingressos distribuídos para as mais variadas atividades, estreitando nossa relação com dezenas de entidades sem fins lucrativos, de inserção social, escolas e ONGs.
Tem como principal objetivo o desenvolvimento de novos públicos para a dança contemporânea e as artes do corpo, além do desenvolvimento do espírito crítico dos profissionais do mercado das artes, abrangendo assim três áreas fundamentais de atuação:
Programa de formação de audiências com comunidades da periferia e/ou pouco habituadas ao acesso da dança contemporânea, através de três linhas principais:
Através de protocolos estabelecidos com a Unirio, UFRJ, Escola Angel Vianna e PUC-Rio, o Festival cria, em conjunto com os professores de dança e artes cênicas destas organizações, programas adequados à formação e currículos dos distintos cursos. Os programas gerados até o momento são:
O Festival Panorama gere um intenso e vasto programa de formação profissional através do programa de voluntariado: