Panorama Festival | Programa Educativo
 

PROGRAMA EDUCATIVO

O Programa Educativo do Festival Panorama promove a experimentação artística e a reflexão crítica entre os mais diferentes públicos, oriundos de parcerias com instituições educativas e culturais em várias comunidades, escolas e universidades do município e estado do Rio de Janeiro. Desde 2008, já foram mais de 8 mil ingressos distribuídos para as mais variadas atividades, estreitando nossa relação com dezenas de entidades sem fins lucrativos, de inserção social, escolas e ONGs.

Tem como principal objetivo o desenvolvimento de novos públicos para a dança contemporânea e as artes do corpo, além do desenvolvimento do espírito crítico dos profissionais do mercado das artes, abrangendo assim três áreas fundamentais de atuação:

Formação de público

Programa de formação de audiências com comunidades da periferia e/ou pouco habituadas ao acesso da dança contemporânea, através de três linhas principais:

  • Levantamento e contato com comunidades, escolas, ONG’s e outras organizações, oferecendo ingressos e transporte gratuito para assistir aos vários espetáculos do Festival. Nesta ida aos espetáculos, os grupos entram em contato com os estagiários de mediação cultural, permitindo um melhor entendimento do que é a obra de cada artista.
  • Panoraminha – Programa de espetáculos voltados para o público infantil. O Panorama oferece ingressos e oficinas para crianças entre os 3 e 9 anos de escolas públicas, proporcionando aos grupos visitantes uma relação com o espetáculo através de atividades e conversas com os artistas.

Panorama nas Universidades

Através de protocolos estabelecidos com a Unirio, UFRJ, Escola Angel Vianna e PUC-Rio, o Festival cria, em conjunto com os professores de dança e artes cênicas destas organizações, programas adequados à formação e currículos dos distintos cursos. Os programas gerados até o momento são:

  • Encontros e seminários críticos de formação profissional;
  • Laboratório Universitário (Lab Uni) – Um laboratório de três dias onde vários estudantes universitários, de graduação e pós-graduação, são convidados a expor suas pesquisas acadêmicas aos seus pares, com o olhar crítico dos professores, curadores e artistas do Festival;
  • Estágios de mediação cultural – A partir dos vários espetáculos do Festival como objeto de estudo, o Panorama acolhe estagiários de licenciatura em dança, dando-lhes a oportunidade de pensar a dança e saber transmitir cada espetáculo aos espectadores.

Formação profissional

O Festival Panorama gere um intenso e vasto programa de formação profissional através do programa de voluntariado:

  • Programa de voluntariado – Todos os anos são lançadas convocatórias para estudantes e recém-formados em áreas técnicas e artísticas. Recebemos cerca de 600 candidaturas, das quais são escolhidas 60 pessoas que acompanham o Festival nas suas distintas áreas, desde a comunicação, receptivo, produção, artística, entre outros. Todos os voluntários são integrados em uma equipe, recebem uma ajuda de custo e são avaliados ao final por seus coordenadores. Ao mesmo tempo em que têm acesso gratuito a todos os espetáculos da programação, são introduzidos nas práticas das distintas áreas. Para muitos, este é o primeiro passo para o mercado profissional e alguns são integrados, no ano seguinte, dentro da equipe profissional do Festival.