O Panorama 2012 continua investindo em novas mídias e uma cobertura colaborativa do Festival e este ano oferece uma oficina gratuita para quem quiser fazer parte do laboratória de realidade aumentada coordeando por Marlon Barrios Solano*.
Marlon já esteve em 2011 no festival com seu GRid Lab e volta este ano com muitas novidades. Ele é criador, curador e produtor do canal colaborativo dance-tech TV, inovador na disseminação de conteúdo sobre artes performáticas.
A primeira etapa do laboratorio é uma oficina em dois encontros, entre os dias 31 de outubro e 01 de novembro, na sede do EstudodeBom, em Botafogo. São só 10 vagas, corra para se inscrever.
O Laboratório de Realidade Aumentad busca a interseção entre o vídeojornalismo online e a tecnologia de Realidade Aumentada para promover uma experiência de mídia portátil durante a realização do Festival. Os participantes passarão por uma imersão de três horas diárias, nas quais poderão conhecer, investigar, experimentar e produzir conteúdo. A segunda fase do laboratório acontece entre os dias 02 e 18 de novembro, quando o Festival Panorama ocupa diversos espaços da cidade, entre teatros, centros culturais e locais públicos, com sua programação.
No laboratório aprende-se ainda a filmar e editar – em tempo real – tudo o que acontece em torno do Festival. O Panorama Aumentado, que terá sua base de operações no Centro do Festival, no Largo das Artes, é uma usina de mídias secretas, geradas a medida em que o festival acontece, e tornadas públicas através da Internet em telefones celulares e ipads.
Os interessados devem mandar um e-mail com o assunto REALIDADE AUMENTADA até dia 30 de outubro para Bia Paes: comunicacao@panoramafestival.com. No corpo do e-mail informar nome completo, idade, ocupação/escolaridade, bem como telefones de contato. Os 10 selecionados para a oficina receberão um certificado de participação.
* Marlon Barrios Solano é pesquisador associado da DanceDigitalUK e da ICKAmsterdam/STEIM (Holanda); professor convidado do Mestrado em Práticas Performática e Cultura Visual da Universidad de Alcala (Espanha) e da HZT Berlin (Alemanha).